quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS



Ser adolescente não é fácil... É tanta mudança ao mesmo tempo! Tantas primeiras experiências! Primeiro beijo, primeiro namorado, primeiro emprego... Mas parece que isso sempre foi assim. Entrevistamos nossos pais, irmãos mais velhos e avós e descobrimos que eles também passaram por tudo isso. Hoje, têm boas histórias pra contar. Veja só alguns depoimentos que coletamos:

“Eu era muito tímida quando criança, mas não foi só naquele tempo. Na fase da adolescência, também eu era mais ou menos a mais “fechada” da escola.
Eu não me abria muito aos meus amigos. Mas,com certeza, eu adorava participar das aulas diferentes que minha professora fazia,sempre estava atenta nas atividades.
Na minha adolescência, eu descobri coisas novas, mas também desagradáveis, com as quais às vezes eu não me acostumava.
Comecei a namorar meio cedo, com quinze anos, meu pai e minha mãe aceitaram “na boa.'' Mas a minha mãe se preocupava se eu iria saber me cuidar. Aos poucos , ela compreendeu que eu poderia me cuidar sozinha.
Minha vida mudou bastante mesmo depois que me casei, eu me senti mais mulher.”

Jandira Bruger Staidler.
Aluna: Alessandra Staidler.


“A minha infância foi difícil, morava no interior de Paula Pereira, ia para a escola a pé. Muitas vezes, a temperatura era baixa e eu ia tremendo de frio, minha bolsa era um saco de arroz, pois não tinha dinheiro para comprar uma mochila.
Quando minha mãe pegava um saco de arroz, eu e a minha irmã do meio brigávamos para ver quem ficava com o saco. Mas havia sempre um problema: o saco de arroz era muito fraco, e todo dia, depois da aula, ele chegava a rasgar no meio do caminho,porque eu batia com ele nos meninos que me irritavam...
Então, levava os meus materiais na mão. O dia mais legal do meu tempo escolar foi quando ganhei uma bolsa do POSITIVO do meu tio, e um lápis da LABRA.
A minha adolescência foi dura, já tinha começado a trabalhar com 10 anos de idade, então tinha pouco tempo para me divertir, ia aos bailes às 7 h e tinha que voltar às 10 h.
Normalmente eu voltava às 9 h, de medo da minha mãe.
Com 15 anos de idade, vim para Canoinhas, trabalhei no Supermercado Bom-Dia 2. Com 18 anos de idade. Conheci o Udo, que seria meu marido, com 19, e com 20 me casei.
Um ano depois,fiquei grávida da Bianca, e três anos depois do Hugo.
A dor do parto foi difícil, mas deu para agüentar, porque a felicidade foi maior.”

Aluna:Bianca Todt

“Um dia inesquecível de minha vida foi quando visitei um zoológico, foi incrível. Mas foi mais legal ainda um dia depois, quando começaram as aulas e eu acordei ansioso para ir a escola. Conheci muitos amigos novos e lá mesmo conheci Unice, uma linda garota. Eu a beijei e ela foi meu primeiro amor. Comecei a namorá-la e, muitos anos depois, quando eu tinha 23 anos, nós nos casamos.
Foi muito emocionante também começar o meu primeiro emprego, como caminhoneiro, com uma bela carreta. Tempos depois, minha mulher teve um filho e então parei de trabalhar como caminhoneiro para cuidar do nosso bebê. Até hoje, somos felizes.”
Ademir

Aluno: André

“Vivi uma grande aventura quando fui pescar com meu pai no Rio Negro. Naquela época, comecei a trabalhar para comprar minha primeira bicicleta. Então, fui pescar com meus amigos de bicicleta. Meu pai foi embora e eu fiquei morando com minha mãe. Conheci uma linda mulher chamada Izolde, com quem me casei. Tivemos dois filhos e vivemos felizes com nossa família.”
Orlando

Aluno: Rafael

Minha primeira aventura quando criança foi ir assistir a um jogo de futebol, num estádio, com o meu pai.
O meu primeiro dia de aula foi muito bom, porque eu fiz novos amigos. Meu primeiro beijo foi legal, eu beijei um colega da escola.
Meu primeiro e único amor foi uma pessoa muito importante para mim, que eu conheci numa festa. Mas meu primeiro namoro foi difícil, meus pais não aceitaram muito.
Eu me casei com apenas 17 anos de idade. No dia do meu casamento, eu senti um arrepiozinho de felicidade.
Comecei a trabalhar servindo em numa lanchonete.
Quando eu estava prestes a ser mãe, eu fiquei muito feliz. Minha atitude foi de muita calma.
Anos mais tarde, fiquei feliz ao saber que minha filha estava vivendo também suas primeiras experiências, tendo seu primeiro namorado.”

Aluna: Andressa

“Meu primeiro beijo foi em minha casa, eu tinha apenas 8 anos e a menina 12. Os pais dela foram lá em casa tomar sopa e conversar . Eu, ela , a irmã dela e a minha irmã estávamos na sala e tivemos a idéia de brincar de casamento. Eu e ela éramos os noivos e a minha irmã o padre. Então o “padre” fez a cerimônia e chegou a hora do beijo. Então, nós nos beijamos. Foi uma sensação gostosa, pois ela gostava de mim, assim como eu dela.”
Diego Rodrigues


“A minha adolescência foi muito boa, eu aproveitei muito.
Meu primeiro beijo aconteceu com 13 anos de idade, foi com uma menina de 15 anos, na escola. Eu queria mesmo beijá-la, mas o grupo influenciava também.
O dia do meu casamento foi o dia mais feliz da minha vida, me senti meio inseguro, mas foi muito bom.
Tenho uma filha que amo muito, as sensação de tê-la foi ótima, fiquei muito feliz.
Meu primeiro emprego foi na Sadia, em Curitiba, me senti honrado em consegui-lo.”
Aluna:Daniele



“A minha adolescência foi legal, uma das melhores fases da minha vida,só que tive que começar a trabalhar para ajudar minha família.
Meu primeiro beijo foi por vontade própria ,dei-o com quatorze anos,e depois fui contar para minha família. Minha mãe disse:Aha!Já está namorando! Foi divertido.
Meu primeiro namorado conheci na formatura de uma amiga,quando eu tinha dezesseis anos. E, quando cheguei em casa , falei para minha mãe,porque eu não escondia nada dela.
Quando completei dezoito anos,fui trabalhar em um novo emprego,e conheci o Nelson,que hoje é meu esposo. Começamos a namorar e, depois de algum tempo, marcamos a data do casamento. Enfim,chegou o dia, eu me senti muito nervosa e, ao mesmo tempo, feliz. Nós casamos e construímos a nossa casa ,tivemos nosso primeiro filho,foi uma sensação única,a melhor sensação do mundo ,e, depois de dois anos ,tivemos o segundo filho. Estou hoje muito feliz.”
Alunos: André Luis e Élison

“Meu nome é Andréa, tenho 28 anos. Quando dei meu primeiro beijo, eu tinha apenas 12 anos, e tive meu primeiro namorado aos 18 anos. Logo em seguida me casei. Meus pais eram contra meu casamento, mas tudo bem, contra ou a favor, eu me casei. Não foi difícil aceitar que eu estava crescendo, mas é tão difícil aceitar que eu estou envelhecendo... A melhor coisa que me aconteceu até hoje foi o nascimento de meu filho, foi a melhor sensação da minha vida. O meu primeiro emprego foi como secretária, fiquei muito feliz.”
Aluno: Eduardo Afonso

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ta ótimo. Só tá faltando o meu pra fica melhor

    Link do vídeo de um trabalho nosso em português:

    http://www.youtube.com/watch?v=tVpAgj-N8SU

    Comprimentos,
    Luanderson

    ResponderExcluir